Nosso Castelo de Cartas

Nosso Castelo de Cartas

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Gritar "Sem violência" e "Carregar vinagre" é proibido no Brasil

Se você tem acesso a um mínimo de informação, você com certeza tem alguma noção dos acontecimentos em São Paulo sobre o aumento da tarifa de transporte público de R$ 3,00 para R$ 3,20 e das manifestações do povo contra essa medida.

Duzentas pessoas foram presas por "Porte de substância suspeita, que deverá ser averiguada" no caso, a polícia se referia ao perigosíssimo vinagre, que os manifestantes usavam para se proteger do gás lacrimogêneo.

Eu assisti a um vídeo que mostrava um batalhão imenso de policiais se deslocando para.... Impedir as pessoas de gritarem "Sem violência".
Como assim? Havia um grupo de pessoas gritando "Sem violência" e um grande batalhão de policiais logo apareceu para "Botar todo mundo pra correr" porque afinal gritar "Sem violência" é um crime tão grande quanto "Carregar vinagre".

Eu vi fotos de pessoas paradas, com as mãos levantadas levando spray de pimenta.

Qual é a desculpa? Preservar a ordem pública? Que ORDEM? Que PÚBLICA? Por ORDEM do povo que os policiais foram lá prender o povo? Onde é público? Eu pensei que fosse lá, no meio da rua, espaço público, onde eu vi pessoas protestando pacificamente e sendo arrancadas das SUAS ruas por não cometerem crime nenhum.


Ah, mas tem protestantes que fazem baderna, bagunçam, sujam, destroem, e chegam a atear fogo nas coisas... Se cometeu um crime, deve ser abordado, deve ser parado, deve ser punido de acordo com a lei em cima do crime que cometeu.

Agora ficar parado gritando sem violência não é crime. Carregar vinagre, não é crime.

E tem gente que fala "São só vinte centavos..." Pois é, eles aumentam a passagem em vinte centavos e você fica calado, eles aumentam em mais vinte e você fica calado. Eles aumentam os próprios salários e você fica calado, eles diminuem os salários dos professores e você fica calado. Afinal, são só vinte centavos. E quando você percebe, você já ficou tão calado que não tem mais voz.

Eu vi muitos protestantes e vi muitos policiais. Mas sinceramente, eu queria mais. Eu queria bem mais protestantes que policiais.

Eu queria que cada cidadão da cidade de São Paulo saísse de casa pra protestar, eu queria que ao ver uma manifestação todos acompanhassem, eu queria estar lá.

Eu queria ver quantos policiais iam ser necessários pra impedir 10 milhões de pessoas de gritarem "Sem violência".  Eu queria ver 100 milhões de brasileiros juntos pela mesma causa.

Entretanto infelizmente isso não vai acontecer agora. Por quê? Simples, por falta de educação. Educação é a raiz do problema, afinal pra que investir em educação? Pra ver 100 milhões de brasileiros inteligentes lutando pelos seus direitos? Isso seria terrível.

Eu discordo. Isso seria lindo.
Podem não ser 10 milhões, mas tem gente lá em São Paulo brigando pelo que é justo. Primeiro precisa-se de um, de dois, cem, mil, 10 mil... Ainda não são 10 milhões, mas um dia serão. Um dia o povo brasileiro ainda vai aprender quem é dono desse país. Não é a polícia, não é o presidente. É você, somos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário