Nosso Castelo de Cartas

Nosso Castelo de Cartas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

むかしむかし - Há muito tempo atrás

Há muito tempo atrás, um velhinho e um jovem caminhavam no bosque.

No caminho, o velhinho viu uma formiga e desviou seu caminho para não pisá-la. O jovem, apesar de também ter visto a formiga não desviou e pisou em cima dela. O velhinho lhe perguntou: – Por que você não desviou? – E o jovem respondeu: – Era só uma formiga, tem um monte em todos os lugares.

Eles continuaram sua caminhada e no caminho, o velhinho viu um galho e desviou para não quebrá-lo. O jovem, apesar de também ter visto não desviou e o quebrou no meio para atravessar. O velhinho lhe perguntou: – Por que você não desviou? – E o jovem respondeu: – Era só um galho, tem um monte em todos os lugares.

Mais tarde no caminho, o jovem viu um animal muito ferido e passou por ele ignorando-o. O velhinho passou por ele depois, e ajudou o pobre animal. Ele perguntou: – Por que você não o ajudou? – E o jovem respondeu: – Era só um animalzinho, tem um monte em todos os lugares. Se fosse uma pessoa eu ajudaria.

Depois, havia um jovem dragão negro, e um ancião dragão branco sobrevoando aquele mesmo bosque. Os dragões iam pousar. No caminho o dragão ancião viu um humano e desviou seu caminho para não pisá-lo. Já o dragão jovem, apesar de também ter visto o humano não desviou e pisou em cima dele. O dragão ancião perguntou: – Por que você não desviou? – E o jovem respondeu: – Era só um humano, tem um monte em todos os lugares.

*Em especial pros meus amigos que fazem Nihongo, a versão original do conto que escrevi, em japonês.*

むかしむかし、若者 とおじさん林を歩いていました。

おじさん は 道で あり を 見て さけました。 しかし 若者 は ありを見てさけずにありをふみました。おじさん は 「何でさけなかったのかい」 と たずねました。 若者 は 「ただのありだったどこにもいるよ」と 答えました。

そのあとで、おじさん は 道で えだ を 見て さけました。 若者は 道で えだ を 見て さけずに ふんで おりました。おじさん は 「何でさけなかったのかい」 と たずねました。若者 は 「ただのえだだったどこにもあるよ」と 答えました。

それから、若者 は 道で ひどいけがをした 動物を見てさけました。 けれども おじさん は動物をたすけました。 おじさん は 「何で動物をたすけなかったのかい」 と たずねました。 若者 は 「ただの動物だったどこにもいるよ人げんだたらたすけてあげたんだ」と 答えました。

そして、黒くて若い 竜 と 白くてふるい竜 林を とびました。白くてふるい竜 は 道で 人げん を 見て さけました。黒くて若い 竜 人げんを見てさけずに人げんをふみました。白くてふるい竜 は「何でさけなかったのかい」 と たずねました。 黒くて若い 竜 は 「ただの人げんだったどこにもいるよ」と 答えました。

Nenhum comentário:

Postar um comentário