Nosso Castelo de Cartas

Nosso Castelo de Cartas

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sobre as manifestações brasileiras.


Nos últimos dias eu tenho acompanhado as manifestações no Brasil em três esferas: pela internet, pelas ruas e pela tv. Segue abaixo o meu relato sobre os atuais acontecimentos.

(texto relativamente grande, leia até o fim e não tire conclusões precipitadas no meio do texto, por favor)

Vamos aos fatos...

Na semana passada aconteceu em São Paulo uma manifestação pelo abaixo da tarifa abusiva do transporte público, em pouco tempo ela cresceu muito e recebeu o apoio de diversas manifestações em todo o país que lutavam por isso e muito mais. Foram organizados diversos movimentos e passeatas (e ainda estão sendo organizadas) no país inteiro. Se você é brasileiro (mesmo que nem more no Brasil) você com certeza DEVE (ou deveria) estar sabendo disso.








Infográfico das manifestações no Brasil

Foi aí que se ser manifestante virou moda. É sério.

Tem gente indo pras manifestações como se estivesse indo pra rave, encontrar a galera, bater um papo, gritar no meio da rua, postar foto "sou manifestate" no instalgram, até fumar uma.

Tem gente indo pras manifestações pra quebrar o barraco, chutar o balde, xingar político, brigar com polícial, pichar, queimar, ver o país pegar fogo.

E por fim tem gente indo pras manifestações... Pra se manifestar. Sim, acreditem. E pasmem, tem muitos desses.

As manifestações cresceram, muita gente aderiu ao movimento. Muita gente das três categorias acima, resultado: obviamente cresceu o número de vândalos. A globo (finalmente) resolveu deixar de exibir sua importantíssima novela e resolveu mostrar as manifestações. Por quê? Olha, eu aposto que é porquê tinha muita gente mudando de canal pra acompanhar as pessoas lá fora tentando fazer um país melhor, e perder audiência é que a globo não vai, vão mostrar o que as pessoas mais querem ver, isso é óbvio.

O impressionante é saber que tinha mais gente querendo ver as manifestações do que a novela. Eu acho que isso pode parecer piada para quem mora em outros países, mas aqui no Brasil isso é realmente impressionante.

E aí com o crescimento da categoria dos vândalos, segue abaixo a primeira imagem que eu acho altamente relevante para a discussão.


"Sem vandalizar a Bastilha , galera! Bora fazer uma petição online!"

E aí começou a virar moda ser contra às manifestações. É sério.

Se você não entendeu eu vou explicar. Não existe revolução sem vandalismo.

Então você é um vândalo, seu babaca! Vou para de ler esse texto aqui! (por favor, não)

Não sou vândalo e repúdio completamente os atos de vandalismo durante as manifestações. A minha intenção com a imagem acima foi simplesmente mostrar que não existe revolução sem vandalismo.

Mas por que não pode existir uma revolução sem vandalismo?

As revoluções no passado tiveram também atos de vandalismo e infelizmente sempre terão, sempre vai haver mal intencionados na multidão, não dá pra fazer uma revolução sem um carro quebrado, sem uma pichação, sem uma fogueira.

Isso acontece porque ainda existem muitas pessoas sem educação, afinal se todos fossem inteligentes, conscientizados e educados, não precisaríamos de revolução nenhuma no país.

Agora vai a parte que nem todos estão sabendo. Esses vândalos são a minoria esmagadora. E sabe porquê nem todos estão sabendo? Porque a rede globo não mostra. Na tv o grande foco das manifestações são os vândalos. Eu acompanhei as manifestações um dia na tv e SÓ vi imagens de vandalismo, confronto com policiais e etc. Apesar de um ou outro comentário dos jornalistas que diziam que a maioria da população discordava do vandalismo as imagens (que é o que as pessoas gravam) mostravam exatamente o contrário.

Eu também acompanhei as manifestações um dia de perto. E sabe quantos atos de vandalismo eu vi? NENHUM. Deve ter acontecido algum com certeza, mas eu não presenciei nenhum. Nenhuma das pessoas que eu conheço presenciou nenhum também. Pra mim isso é uma das provas que os vândalos são a minoria esmagadora. Quer mais provas? Eu mostro...



E se você ainda não entendeu, eu vou deixar o Senador Cristovam Buarque dar a opinião dele (a qual eu concordo) sobre os atos de vandalismo e violência no país. 



Pra finalizar a minha opinião sobre o vandalismo, quem pensa um pouco, sabe que uma das táticas mais eficientes pra quem quer acabar com o movimento é destrui-lo por dentro. Os políticos corruptos com certeza utilizarão de táticas como essa, seja policiais ou quaisquer outras pessoas infiltradas, para passar ao resto da população a ideia de que o movimento é algo ruim e fazê-lo enfraquecer.



Sobre o vandalismo. É isso.

O próximo tópico de discussão é esse:



Já chegaram a acusar os manifestantes de sem causa e sem foco. Poxa é tanta coisa pra reclamar que eu até entendo a bagunça. Falta organização? Sim. Um líder? Concordo. Mas isso não é motivo para parar as manifestações.



O movimento é "apartidário" a galera defende, e pra ser sincero eu também não gosto muito de ver político se aproveitando do movimento pra fazer auto-propaganda. Notou o aumento das propagandas políticas na tv nos últimos tempos? Pois é.

Mas calma, eu não ouvi ninguém falando em fechar o congresso ou acabar com todos os partidos políticos (não quer dizer que ninguém tenha dito, apenas que eu não ouvi) Afinal, sem partidos políticos surge uma...




Ditadura. Isso é óbvio, ou você por acaso sonhava com uma Sofocracia?
Mas novamente, esse é o mesmo problema do vandalismo. Nem todo mundo tem educação suficiente pra analisar esse tipo de situação. Sair gritando qualquer coisa pelas ruas é bem mais fácil.

Vamos acabar com o movimento então? Jamais! Por quê?



Finalmente o brasileiro saiu da cadeira. Esqueceu a rede globo e saiu as ruas pra lutar por um país melhor, essas manifestações estão sim produzindo algum resultado. Afinal a prefeitura de São Paulo já prometeu que vai baixar a tarifa do transporte público. E sabia que nem 1% da população brasileira saiu as ruas ainda? É isso mesmo, nem 1% e já conseguimos resultados. Imagina o que não poderíamos fazer com um país mais unido.

As manifestações trazem riscos? Com certeza. Grandes possibilidades? Com certeza.
E será que vivemos mesmo numa "Democracia"? Pacientes no Hospital de Base em Brasília não foram atendidos no dia da copa das confederações, para evitar o super lotamento do hospital, que estava reservado para emergências da copa. Aposto que foi o povo que pediu isso (ironia, ironia).

Está faltando dinheiro público em São Paulo? Em Juazeiro do Norte? Que tal no lugar de aumentar a passagem de ônibus ou diminuir o salário dos professores os políticos reduzissem os próprios salários?



Engraçado que as urnas eletrônicas o "moderno e eficiente" método de apuração dos votos brasileiro não é utilizados em países desenvolvidos. Por que será? Será que o seu voto vai mesmo pra pessoa que você votou? Existem inúmeras informações na internet que discordam. Nem é preciso ter tanto conhecimento pra saber que qualquer disposito eletrônico pode ser facilmente hackeado e manipulado sem que ninguém veja.




Outros vídeos que discorrem sobre o assunto:

Deputado Fernando Chiarelli - Reforma Política deve começar jogando no lixo as urnas eletrônicas
Deputado Fernando Chiarelli - No Brasil não existe eleição
Urnas eletrônicas Fraude - Vereador não ganhou seu próprio voto

E viva a "democracia", das urnas eletrônicas brasileiras...
Eu não sei até onde vai a veracidade dessas informações sobre as urnas. Mas uma coisa é certa, é um assunto que vale a pena ser discutido e analisado. Pense sobre.

Eu encerro a discussão do movimento "apartidário" prometendo votar. Eu prometo votar no político que prometer.

- Diminuir os salários e as regalias dos políticos brasileiros.
- Aumentar o salário dos professores e investir pesadamente na educação.
- Acabar com o voto obrigatório e a urna eletrônica.

Por favor, quando souberem da existência desse, me avisem.

E não podemos esquecer que antes de mudar o mundo, temos que mudar a nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário