Nosso Castelo de Cartas

Nosso Castelo de Cartas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Versos de romance clássico na era moderna

             Hoje eu acordei no meio da noite, perdi o sono. Levantei, abri a janela e fiquei olhando o céu. Imaginando todas as coisas que eu já poderia ter feito, que já poderiam ter acontecido.
          Aí de repente eu resolvi sair por aí, como se tudo fosse diferente. Já pensou se um dia a gente esquecesse de todos os problemas, parasse com tudo isso e resolvesse sair por aí, caminhando na grama, contando as estrelas do céu, vendo a lua e o pôr-do-sol.
          Eu estou tremendo, meu coração batendo forte. Eu tenho que procurar até encontrar. Posso até já estar meio velho, mas nem tanto. Talvez até meio jovem ainda, só não tão corajoso como antigamente... pra sair assim encarando o mundo, dando a cara a tapa, querendo mudar tudo. 
             A gente só fica fazendo tudo que mandam... E a vida é isso aí. Será mesmo? Sabe, quando eu faço isso que todo mundo fala pra eu fazer o tempo todo, o dia inteiro, eu sinto algo tão errado... Mas quando eu faço algo diferente que até dizem por aí que é estranho, eu me sinto como se estivesse fazendo a coisa certa.
            A verdade é que o mundo te bota pra baixo, as pessoas te derrubam e te puxam pra um abismo. Você está enterrado à sete palmos do chão. Mas quanto mais tentam me derrubar mais me dá vontade de voar cada vez mais alto.Tudo que me mata faz com que eu me sinta verdadeiramente vivo.
             E foi isso, essa noite eu meio que acordei do nada. Pensando em tudo isso, em tudo que poderia ter acontecido, em tudo que eu poderia ter sido vivido. De repente eu comecei a pensar em parar de contar tanto dinheiro e começar a andar por aí contando estrelas. Vivendo de um jeito diferente.
         Meu coração ardendo, saio de casa, cruzo a esquina. Esperança é apenas uma palavra, estou cansado, quero ações. Queime tudo aquilo que tem que ser queimado. Comece tudo do início. Já to meio velho sabe, mas nem tanto assim ainda. Meio jovem, apesar de não destemido como já fui um dia.
           Vamos para de ficar fazendo só o que todo mundo diz. Eu sinto algo tão errado vivendo desse jeito que todo mundo considera como se fosse certo. Eu não consigo mais mentir, tudo que dizem por aí que mata, me faz sentir vivo de verdade.  Tudo que acham que me afoga, que me prende, na verdade é o que me faz querer voar.
           Eu perdi o sono, acordei, levantei. Agora já era, já pensei em tudo isso. Já me passou pela cabeça toda essa historia de todas as coisas que  poderiam ter sido vividas e eu cansei de ficar esperando.
           Você pode pensar que ainda estou deitado no meu quarto, mas a verdade é que eu já fui embora, estou no mundo. Você pode até achar que ainda estou nesse quarto, olhando pro teto e lembrando de tudo. Mas a verdade e que já fui embora, já estou na estrada. A gente está contando estrelas.
            E você? Por que você também não esquece essa vida de problemas? Enterra ela em algum lugar que você nunca vai conseguir encontrar. Sai de casa, pé na estrada. Vai ver que a vida é muito mais que isso. É contar estrelas. Tudo que eles pensam que me mata na verdade me faz querer voar.
           Eu já estou no meio da estrada, ainda meio que lembrando de todas as coisas que poderiam ter acontecido, mas já estou contando estrelas. Pega tudo isso que não presta e queima, assista queimar, jogue as cinzas no fundo do rio. Aí pronto, você aprendeu a sua lição.